Skip to main content Skip to Footer

ÚLTIMOS ESTUDOS


I.LOG – Indicador da Atividade Logística

Uma iniciativa conjunta APLOG / Accenture

Overview

Há 5 anos, a APLOG e a Accenture decidiram lançar em Portugal o I.LOG – Indicador Logístico, que tem por objetivo refletir a situação corrente do negócio, assim como as expectativas para os próximos 12 meses, através de respostas trimestrais a um survey.

O I.LOG é calculado com base nestas respostas, provenientes de um painel de organizações associadas da APLOG, que constituem a Oferta e a Procura do negócio da Logística destinada aos Produtos de Grande Consumo (Fast Moving Consumer Goods).

Do lado da Oferta estão representadas Operadores Logísticos, do lado da Procura estão a Indústria de Alimentação, Bebidas, DPH (Detergentes e Produtos de Higiene) e Retalho.

MAIS INFORMAÇÃO

Accenture Strategy     APLOG

CONCLUSÕES 4º TRIMESTRE 2015

Portugal apresenta um clima empresarial em recuperação e que se reflete na atividade do setor dos bens de consumo. O crescimento previsto no início de 2015 acabou por não se confirmar no 4º trimestre, apresentando assim vários desafios para 2016.

Principais conclusões:

  • O volume de negócios nos serviços de transporte e armazenagem e no comércio e retalho voltou a ser penalizado.

  • O indicador compósito de clima logístico apresenta uma melhoria no último trimestre de 2015, sustentado nas expetativas.

  • Do lado da oferta (prestadores de serviços) a subida é mais acentuada, mas depende também apenas das expetativas.

  • A situação atual apresentou um agravamento neste trimestre, com exceção das rubricas de vendas e negócio.

  • Na procura de serviços logísticos, o indicador de clima estabilizou, quer na situação atual quer para as expetativas.

LAST MILE DISRUPTIONS: RETAIL AND CONSUMER GOODS NEW DELIVERY MODELS [PDF]

I.LOG – INDICADOR LOGÍSTICO AVALIAÇÃO 4º TRIMESTRE 2015 [PDF]

METODOLOGIA

O indicador logístico de avaliação do clima do setor é calculado trimestralmente pela Accenture em representação da Associação Portuguesa de Logística (APLOG). Reflete a situação atual da atividade e expetativas para os 12 meses seguintes, de acordo com as perspetivas dos prestadores de serviços logísticos (operadores logísticos e de transporte) e das empresas de produção e distribuição, nos sectores do retalho, alimentação e bebidas e detergentes e produtos de higiene (DPH). Para O cálculo do I.Log será distribuído um questionário por um painel composto por 24 a 35 decisores das empresas mais importantes do universo logístico em Portugal. O questionário tem por objetivo avaliar ciclicamente a atividade relacionada com as operações logísticas em Portugal. Todas as questões sobre a evolução trimestral referem-se a valores ajustados de sazonalidade.

ESTUDOS & PUBLICAÇÕES

VÍDEOS

CONTACTOS

Rui Rufino

Rui Rufino
Supply Chain & Operations Lead
Accenture Strategy – Supply Chain & Operations

email

Vitor Azevedo

Vitor Azevedo
Senior Manager – Supply Chain & Operations
Accenture Strategy

email