Skip to main content Skip to Footer

Overview

A evolução tecnológica está ter um enorme impacto nos diferentes modelos de negócio. Os futuros competidores podem surgir de setores improváveis, a interação dos clientes com as marcas e produtos vai avançar para níveis nunca vistos e a pressão pela eficiência e redução de custos será constante.

Esta transformação exige – e permite – uma workforce consideravelmente diferente. São necessárias pessoas com perspetivas globais e flexíveis, com capacidades digitais evoluídas para trabalharem de forma diferente. Novas funções vão emergir, outras vão ser renovadas e algumas vão simplesmente extinguir-se. A literacia digital será exigida a todos os níveis e será decisiva no relacionamento com o cliente.

Como gerir esta transformação? Como criar uma cultura digital centrada no cliente? Como aumentar a flexibilidade das pessoas? Que funções vão tornar-se obsoletas? Que skills e conhecimentos precisamos para o futuro? Como liderar uma workforce global?

Para clarificar estas e outras questões, a Accenture Strategy e o Jornal de Negócios têm o prazer de o convidar para um pequeno-almoço executivo sobre o tema Workforce of the Future, a realizar no próximo dia 18 de fevereiro, no Ritz Four Seasons Hotel, em Lisboa.

AGENDA

8:30  –   Pequeno-almoço

9:00  –   Boas-vindas
              Luís Pedro Duarte, Managing Director, Accenture Strategy

9:10  –   Keynote speaker
              Francisco Puertas, Managing Director, Accenture Strategy – Iberia Talent & Organization

9:30  –  Mesa-redonda
             Sarah Harmon, Head of Spain & Portugal, LinkedIn Talent Solutions
             Rogério Campos Henriques, Executive board member, Fidelidade
             Nelson Machado, CEO, ActivoBank
             Miguel Santo Amaro, Co-founder, Uniplaces
             Moderação: Helena Garrido, Diretora, Jornal de Negócios

10:45 – Intervenção governamental
             Miguel Cabrita, Secretário de Estado do Emprego


Speakers

Luís Pedro Duarte – Managing Director, Accenture Strategy

Luís Pedro Duarte é Managing Director da Accenture Strategy. Com mais de 20 anos de experiência profissional, liderou vários projetos de consultoria nas áreas de estratégia corporativa e digital, fusões & aquisições, modelos operativos e reestruturação para organizações privadas e para organizações sem fins lucrativos em Portugal, México, Angola, Brasil, Reino Unido, França e em Espanha. Licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISCTE-IUL, tem formação complementar na Kellogg School of Management de Chicago e é certificado em Business Consulting pela European Foundation for Management Development. Iniciou a sua atividade profissional como consultor e formador na holding IPE/CIFAG, tendo posteriormente sido cofundador de uma consultora para PME. Em paralelo participa como advisor e júri em programas de incubadoras de start ups como o “Accenture Innovation Day”, “Junior Achievement” e o “Lisbon Challenge”, foi docente em cursos de pós-graduação em gestão e finanças e é autor regular de artigos de opinião sobre gestão e estratégia em diversas publicações.


Francisco Puertas, Managing Director, Accenture Strategy – Iberia Talent & Organization

Francisco Puertas é Managing Director da Accenture Strategy, responsável pela área de Talent & Organization em Iberia (Portugal, Espanha e Israel). Este executivo conta com mais de 25 anos de experiência profissional na área de consultoria, tendo liderado inúmeros projetos relacionados com o impacto das pessoas e da gestão do talento nas organizações. Na Accenture desde 2000, tem desenvolvido a sua carreira em múltiplas indústrias, como Retalho, Consumo, Utilities, Automóvel, Banca e Seguros, tendo trabalhado em estreita proximidade com os responsáveis das principais organizações em Espanha, Portugal, Africa e Israel.

É licenciado em Direito, frequentou a formação avançada em gestão (PADE) pelo IESE e possui ainda um diploma em Marketing para Recursos Humanos pela Universidade de Rice, em Houston.


Nelson Machado, CEO, Banco ActivoBank

Nelson Machado é CEO e Vice - Presidente do Conselho de Administração do Banco ActivoBank, S.A., exercendo ainda o cargo de Vice-Presidente do Conselho de Administração do Millennium bcp – Prestação de Serviços, ACE. Licenciado em Economia ​​pela Universidade do Porto, iniciou a sua carreira profissional como professor assistente na Faculdade de Economia do Porto. Com uma experiência profissional de mais de 30 anos na Banca, desempenhou diversos cargos de direção e gestão no Banco Português do Atlântico e no Grupo Banco Comercial Portugal, atualmente Millennium bcp. Em 2011 assumiu o cargo de CEO do Banco ActivoBank.


Rogério Campos Henriques, Executive board member, Fidelidade

Rogério Campos Henriques é atualmente CIO e Membro Executivo do Conselho de Administração da Fidelidade, empresa líder em Seguros Vida e Não Vida Seguros em Portugal. Além da área de Sistemas de Informaçã​o (SI), tem como responsabilidades os Recursos Humanos, a Melhoria de Processos, o Procurement e logística, bem como as áreas de Planeamento e Controlo e de Business Development.

Está no Grupo Fidelidade desde 2008, inicialmente com as áreas de SI e como Administrador da Multicare, a seguradora de saúde do Grupo. Durante este período, foi responsável pela implementação do novo Plano Estratégico de SI e liderou o turnaround e a reestruturação organizacional da Direção de Sistemas de Informação do Grupo.

Na APS (Associação Portuguesa de Seguradores) coordena a Comissão Técnica "Segurnet", a plataforma de sistemas da APS e que presta serviços às seguradoras portuguesas. Faz também parte do Advisory Board da CIONET em Portugal e do IDC CIO Council.

Antes de ingressar na Fidelidade, Rogério Henriques trabalhou durante vários anos na consultora The Boston Consulting Group em Portugal e Espanha, e mais tarde no Grupo Portugal Telecom, sendo responsável pelas áreas de Estratégia e Business Development na holding e posteriormente Chief Marketing Officer para as Operações Africanas do Grupo PT.

Rogério Campos Henriques é formado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa e possui um MBA pelo INSEAD.


Sarah Harmon, Head of Spain & Portugal, LinkedIn Talent Solutions

Sarah Harmon é Diretora-geral do LinkedIn em Espanha e Portugal. Com uma vasta experiência profissional de mais de 20 anos, iniciou o seu percurso profissional no desenvolvimento de soluções e sistemas informáticos para o setor da saúde, tendo posteriormente exercido funções de direção e gestão em grandes organizações americanas como a Cerner Corporation e United Healthcare.

Em 2004 deu início à sua carreira internacional em Espanha, na Microsoft Iberia. onde durante 9 anos se dedicou ao desenvolvimento do mercado de produtos de collaboration, business intelligence, search e SaaS. Em 2013 abraçou um novo desafio no LinkedIn, sendo agora a responsável pela expansão desta rede profissional na região ibérica.

Licenciada em Jornalismo pela Universidade do Kansas, possui um Master of Health Administration na Gillings School of Global Public Health, da Universidade de Carolina do Norte, nos Estados Unidos.


Helena Garrido – Diretora – Jornal de Negócios

Helena Garrido é Diretora do Jornal de Negócios e professora de Jornalismo Económico na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, iniciou a carreira de jornalista em 1987. Convidada para comentar a atualidade económica e financeira nos canais de televisão e na rádio, tem ainda um blogue pessoal, o Visto da Economia. Licenciada em Economia pela Faculdade de Económica da Universidade Nova de Lisboa e com a componente curricular do Mestrado em Economia Aplicada.

VÍDEOS


Contactos

Luis Pedro Duarte

Luís Pedro Duarte
Managing Director
Accenture Strategy


Mail to Luís Pedro Duarte. This opens a new window.

Francisco Puertas
Managing Director
Accenture Strategy - Talent & Organization


Mail to Francisco Puertas. This opens a new window.

Pedro Monteiro de Barros
Senior Manager
Accenture Strategy - Talent & Organization


Mail to Pedro Monteiro de Barros. This opens a new window.